GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

Os termos agrário e agrícola apresentam significados muito distintos.  Enquanto “agrário” se refere ao arranjo espacial do campo, o “agrícola” especifica a produção. Para compreender melhor, leia o trecho sobre as políticas destinadas a um e outro:

“As políticas agrícolas dizem respeito à produção strictu sensu (quantidade e preços dos vários bens) em suas várias etapas, desde a fazenda até a mesa do consumidor. As políticas agrárias dizem respeito às relações de produção, às formas de organização do trabalho, aos níveis de renda e emprego dos trabalhadores rurais, à distribuição da propriedade da terra, etc.” (GRAZIANO DA SILVA, 1987, p. 44)

Tomando-se como referência as definições apontadas, quais das indicações a seguir se relacionam aos termos questão agrária?

I)            Movimentos sociais de luta pela terra.

II)          Impactos das tecnologias na produtividade agrícola.

III)        Relação custo/benefício da lavoura canavieira.

IV)         Mercado externo para produtos agrícolas.

V)           Linhas de crédito para trabalhadores familiares.

Podemos apontar as indicações: 


III e IV


IV e V


II e III


I e III


I e V

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

As alterações tecnológicas provocam grandes mudanças nos setores em que acontecem. Como consequência, modos de produzir são alterados produtos eliminados e novos negócios criados. Segundo os estudos sobre a modernização no campo e as novas relações entre urbano e rural, assinale a alternativa correta:


A agricultura não se integra ao restante da economia a ponto de poder ser separada dos setores que lhe fornecem insumos ou compram seus produtos.


Para Graziano da Silva (1997) rural só pode ser entendido como uma continuidade do urbano, do ponto de vista espacial e econômico.


O espaço rural é pensado apenas como um lugar produtor de mercadorias agrárias e fornecedor de mão de obra.


A busca por novas técnicas de produção aliadas às constantes pressões por alimentos está sintonizada com as questões ambientais.


Com a modernização no campo, o processo de desenvolvimento agrícola passa a ser sinônimo de desenvolvimento social.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

A partir dos estudos sobre a modernização do campo no Brasil, leia as assertivas a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas, e assinale o que estiver correto quanto à modernização no campo e suas consequências.

1. A crescente utilização de máquinas, tratores e insumos agrícolas expressam uma tendência à diminuição da mão-de-obra humana no meio rural. Assim, cada vez mais fica difícil delimitar rigidamente o espaço urbano e o espaço rural. 

2. O aumento da produtividade acarretada pela modernização do campo encontrou uma grande barreira, dada pela redução da demanda mundial por alimentos após a Segunda Guerra.

3. A modernização do campo conta também com incentivos para a produção de alimentos básicos ao consumo interno da população brasileira, que recebem altos investimentos do governo federal.

Pode-se dizer que: 


Apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas.


Apenas as assertivas 2 e 3 estão corretas.


Apenas a assertiva 1 está correta.


Apenas a assertiva 2 está correta.


Apenas a assertiva 3 está correta.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

Vimos que a pluriatividade pode contribuir para o desenvolvimento econômico de estabelecimentos rurais e a consequente fixação das famílias no campo brasileiro. Nessa perspectiva, julgue as seguintes assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica a (s) correta (s):

I – A associação de diferentes tipos de atividades numa propriedade rural configura-se como pluriatividade.

II – O turismo pode modificar o uso e a produção do espaço, além de se tornar uma alternativa de renda às famílias rurais.

III – Para que as famílias do campo alcancem um crescimento econômico efetivo elas devem substituir as práticas rurais pelas não rurais.

IV – O turismo se impõe como uma atividade econômica que representa a solução para os problemas do campo brasileiro.

Pode-se dizer que:


Apenas as assertivas I e II estão corretas.


Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


Apenas as assertivas II e III estão corretas.


Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

A nova conformação do meio rural brasileiro pode ser entendida como parte de um processo internacional de globalização tecnológica, informacional e ideológica, cujos rebatimentos atingiram o Brasil, inicialmente após a Segunda Guerra Mundial. As mais recentes transformações, no entanto, em termos de inovações e variações nas atividades no campo, surgem a partir da década de 1980. A esse respeito, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

  1. Estima-se que a pluriatividade substituirá a agricultura, fazendo com que as atividades agropastoris sejam suprimidas do meio rural.
  2. Atividades como o turismo e a agroindústria não podem ser implantadas no campo, pois a legislação ambiental brasileira não permite.
  3. A pluriatividade é caracterizada pela implantação de diversas atividades econômicas no campo, como o turismo e a agroindústria.

Pode-se afirmar que:


Estão corretas apenas as assertivas 1 e 3.


Está correta apenas a assertiva 1.


Estão corretas apenas as assertivas 1 e 2.


Estão corretas apenas as assertivas 2 e 3.


Está correta apenas a assertiva 3.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

A ideia de receber turistas no meio rural surgiu na Europa da década de 1950, informalmente, com um público que buscava na natureza e na gastronomia uma alternativa à rotina urbana. Sobre o turismo rural no Brasil é correto afirmar que:


O turismo em espaço rural surgiu na região Sudeste, para acolher estudantes universitários nos períodos de férias.


A cidade de São Paulo foi pioneira no turismo rural, ao importar o modelo das farm houses ou country vacations dos EUA. 


Os movimentos turísticos desenvolvidos no meio rural surgiram no Nordeste, nas feiras das festas de São João. 


Essa atividade surgiu no município catarinense de Lages, em alternativa à escassez de madeira nativa, antes explorada economicamente. 


A modalidade de turismo no espaço rural surgiu como acolhimento gratuito, especialmente praticada pelos chamados rancheiros. 

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

O meio rural brasileiro sofreu diversas transformações no século XX. Após a Revolução Verde (que teve seu ápice na década de 1970), foi possível observar algumas iniciativas de diversificação das atividades produzidas no campo. Sobre a temática, pode-se dizer que:

I – A agricultura é a única base econômica para o desenvolvimento do meio rural brasileiro no século XXI.

II – A prática do turismo em meio rural é uma realidade observada em diversos países do mundo.

III – O turismo no espaço rural pode se constituir em um dos vetores de desenvolvimento local.

IV – Mesmo se desenvolvido com responsabilidade, o turismo em espaços rurais prejudica a manutenção financeira das famílias rurais.

Assim, é possível afirmar que as assertivas:


II e IV estão corretas.


I e IV estão corretas.


I e II estão corretas.


III e IV estão corretas.


II e III estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Para alguns autores os problemas brasileiros ligados à fome e desnutrição estão ligados à herança colonial. Ainda que o Brasil tenha dimensões continentais, os estatutos jurídicos que regeram e regem a posse da terra limitaram/limitam o acesso de milhares de pessoas à esse bem. Com base no assunto, julgue as assertivas a seguir e, então, some os números correspondentes às alternativas corretas:

01) O único período da história brasileira em que a terra pôde ser acessada por pessoas de qualquer classe social se deu entre 1822, ano da Independência, e 1850, quando se promulgou a Lei de Terras.

02) A Lei de Terras permitiu a concessão de sesmarias, que eram terras públicas, e o direito dos posseiros à uma área de terra, caso a fizessem produzir. A Lei representou o primeiro passo para os avanços atuais da Reforma Agrária.

04) A economia e a produção brasileiras sempre se basearam na solidez da agricultura. Assim, o Brasil se tornou celeiro do mundo, contribuindo para a erradicação da fome, tanto interna quanto externamente.

08) A Lei de Terras foi promulgada em 1822, ano da Independência, já que, ao abandonar o Brasil à própria sorte, os portugueses tiveram a preocupação de melhor dividir as terras para quem fosse nelas ficar.

16) Um dos objetivos da Lei de Terras foi impedir que os imigrantes e os trabalhadores brancos pobres, negros libertos e mestiços, tivessem acesso à terra, o que fez manter a concentração da propriedade.  

A soma que resulta dos números referentes às alternativas corretas é igual a: 


28


19


14


07


17

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

O sistema de capitanias hereditárias do Brasil Colônia apresentava características cujos desdobramentos ainda se refletem na configuração da distribuição de terras da atualidade. Com base nos estudos realizados sobre o assunto, leia a assertivas a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa que indica as corretas: 

  1. As capitanias hereditárias foram a base da distribuição de terras no Brasil, baseada na grande propriedade e na monocultura.
  2. Os donatários das capitanias hereditárias poderiam doar sesmarias aos cristãos que pudessem colonizá-las e defende-las.
  3. Os capitães donatários não podiam doar terras das capitanias, mas poderia vendê-las, ainda que fosse aos seus filhos.
  4. O maior objetivo da Coroa portuguesa com a organização das capitanias hereditárias era abolir a escravidão indígena no Brasil.

Pode-se afirmar que:


Apenas as assertivas 2, 3 e 4 estão corretas.


Apenas as assertivas 2 e 3 estão corretas.


Apenas as assertivas 1 e 2 estão corretas.


Apenas as assertivas 3 e 4 estão corretas.


Apenas as assertivas 1, 2 e 3 estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

A principal vantagem dos biocombustíveis reside no fato de serem energias renováveis. As terras que cultivam suas fontes podem produzir uma grande variedade de culturas. De acordo com seus estudos sobre as bioenergias no Brasil, julgue as assertivas que seguem e após isso marque a opção que indica a (s) correta (s):

  1. A produção do biocombustível no Brasil não necessita de mais áreas para expansão, graças ao emprego de tecnologias que aumentaram muito sua produtividade.
  2. Os resíduos da produção sucroalcooleira podem ser utilizados para geração de energia elétrica, o que coloca a cana-de-açúcar como maior fonte de bioenergia do Brasil atual.
  3. As lavouras de soja do Brasil, fonte fundamental de biodiesel, são cultivadas apenas na área não tropical do país, para que não seja afetada a biodiversidade.

Pode-se dizer que:

 


As afirmações 1 e 2 estão corretas.


As afirmações 2 e 3 estão corretas.


Apenas a afirmação 3 está correta.


Apenas a afirmação 1 está correta.


Apenas a afirmação 2 está correta.

Páginas: 123456